APRESENTAÇÃO
Reconhecemos o papel fundamental das instituições escolares no desenvolvimento intelectual, social e afetivo do indivíduo. Assim, em uma sociedade de bases tecnológicas, com mudanças contínuas, em ritmo acelerado, não é mais possível ignorar as alterações que as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) provocam na forma como as pessoas vêem e apreendem o mundo, bem como desprezar o potencial pedagógico que tais tecnologias apresentam quando incorporados à educação. Já é consenso que o computador é um instrumento valioso no processo de ensino e de aprendizagem e, portanto, cabe à escola e educadores, utilizá-lo de forma coerente com uma proposta pedagógica atual e consistente.
Dessa forma os graduando do V Semestre em Licenciatura Plena em Matemática desenvolvem a I OFICINA EDUCACIONAL – MATEC - Matemática e suas Tecnologias, com a temática central: Ensinando e Aprendendo Matemática usando as TIC’s.
OBJETIVO GERAL
Contribuir para que o aluno transforme seus pensamentos, desenvolva atividades criativas, compreenda conceitos, reflita sobre eles e, conseqüentemente, crie novos significados.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conceituar os números;
- Compreender aplicações e resoluções de questões com números inteiros;
- Incentivar a leitura para que possa encontrar soluções em situações problemas;
- Refletir o papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de matemática.
JUSTIFICATIVA
O ensino da matemática nas séries iniciais esteve, tradicionalmente, baseado na repetição de conceitos e conseqüentemente na memorização. A realização exaustiva de contas, bem como a memorização de regras e fórmulas sem sentido, eram parte integrante desse ensino, o qual se afastou, e muito, da matemática construída pela humanidade, dotada de significado e, estreitamente, ligada às necessidades da nossa vida.
É fundamental que, no ensino da matemática, não se parta de modelos, demonstrações ou regras, pois tais procedimentos limitam todo o conhecimento que a criança pode produzir e sua capacidade de pensar, refletir e desenvolver um discurso próprio.
Em vez de ditarmos regras e modelos a serem seguidos, devemos criar em sala de aula, situações de aprendizagem em que os alunos cheguem a formular e entender estas regras. Ao optar pela utilização de recursos matemáticos diversos como ferramenta de ensino, deve-se ter claro que eles deverão cumprir uma função básica, oferecer situações de aprendizagem significativas e com isto auxiliar na apropriação de determinado conteúdo.
E é com a realização da I OFICINA EDUCACIONAL – MATEC que os graduandos do V Semestre desenvolverão junto aos alunos e professores do 9º Ano do Ensino Fundamental uma reflexão do processo de ensino de matemática, englobando as tecnologias de informação e comunicação.
PÚBLICO ALVO
Alunos e professores do Ensino Fundamental da EEFM Cel. Humberto Bezerra.
METODOLOGIA
- Apresentação dos graduandos aos cursistas.
- Realização de atividades em ambientes de aprendizagens virtuais (Blog e Jogos on-line)
- Desenvolvimento de atividades interdisciplinares dinamizadas
RECURSOS
Laboratório Escolar de Informática
Sala de vídeo
Jogos Matemáticos Lógicos
Ambiente virtual
Certificados
Nenhum comentário:
Postar um comentário